segunda-feira, 18 de julho de 2011

Tudo sobre intercâmbio !

  Todos os anos, cerca de 40 000 estudantes brasileiros vão estudar lá fora, mais da metade deles nos Estados Unidos e na Inglaterra. Esse tipo de viagem costuma ser uma bela experiência de vida. Para a maioria dos alunos, é a primeira oportunidade real de aprender a se virar longe da família. Eles conhecem pessoas de outra cultura e, o melhor de tudo, adquirem fluência numa língua estrangeira. Não há nenhuma complicação para organizar esse tipo de viagem. Existem 85 empresas especializadas em enviar estudantes brasileiros para o exterior e duas modalidades básicas de viagem:
 

Curso de intercâmbio ­ É a melhor opção para quem pretende mergulhar na cultura de um país. É necessário estar cursando o ensino médio e ter entre 15 e 18 anos. O ensino na Europa é mais puxado que no Brasil e o estudante pode ter dificuldade para acompanhar as aulas. Em geral, os alunos de boas escolas particulares brasileiras não têm problemas para acompanhar as aulas nos Estados Unidos. Outra vantagem de estudar nesse país é o inglês, a língua que a maioria precisa aprender com urgência. Antes de ir, é bom se informar se as notas obtidas lá fora serão aceitas pelas escolas do Brasil.
 

Curso de língua estrangeira ­ Não há limite de idade. O viajante se inscreve numa escola de idiomas com ou sem a ajuda de empresas especializadas. Muitas escolas providenciam alojamento em casas de família ou em albergues de estudantes, que saem bem mais em conta que hotéis. Nesses cursos tem-se maior liberdade para manter atividades paralelas, como visitar museus, praticar esportes ou passear. Há cursos rápidos, de apenas um mês, que podem ser feitos nas férias, sem prejudicar os estudos no Brasil.


                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário